Dia 18/10 comemorou-se o Dia do Médico! Celebro com muita alegria este dia (por sabidos motivos pessoais).

Nas séries de TV Americana não param de nascer seriados de qualidade, desde o pioneiro E.R., passando por Strong Medicine, Scrubs, e mais recentemente Grey´s Anatomy e Dr. House (tenho todas as temporadas).

No cinema não podia ser diferente. A Sétima arte nos presenteou com belos filmes sobre doença, cura e seus protagonistas. Pra começar, listo abaixo uma lista de 10 filmes abordando o tema. Se gostarem, posto mais depois.

1. Quase Deuses (Something the lord made, 2004)

quase_deuses
Quase Deuses

Filme de 2004, dirigido por Joseph Sargent (O Sequestro do Metrô, Tubarão 4), que conta a história real de Vivien Thomas, interpretado por Mos Def (Uma Saida de Mestre, Rebobine por favor), um negro, marceneiro recem-demitido devido a Grande Depressão, que também acabara por devastar todas suas economias destinadas a faculdade de medicina. Sua vida estaria prestes a mudar após conhecer o Dr. Alfred Bablock, cirurgião chefe da Universidade Johns Hopkins, intrepretado por Alan Rickman (Harry Potter e o Enigma do Principe, Razão e Sensibilidade), que ao notar sua inteligência e criatividade, enquanto trabalhava com faxineiro, o chama para trabalhar junto. Essa parceria fora dos padrões dos anos 30 culminaria numa das maiores descobertas da medicina.

2. Patch Adams – O Amor é Contagioso (Patch Adams, 2001)
Patch Adams - O Amor é Contagioso

Patch Adams - O Amor é Contagioso

Definitivamente está entre meus top10 pessoais. Filme de 1998, dirigido por Tom Shadyac (Todo Poderoso, O Professor Aloprado), conta a história real de Hunter “Patch” Adams, médico norte-americano, famoso por sua metodologia inusitada no tratamento a enfermos (que logo seria de inspiração a toda uma sociedade), fundador do Instituto Gesundheint em 1972. Seu papel foi brilhantemente interpretado por Robin Williams, o qual recebeu a indicação do Globo de Ouro como melho ator em comédia/musical, e o filme como melhor filme em comédia/musical e melhor trilha sonora pelo oscar no mesmo ano. Um filme inspirador!
 
3. Uma lição de vida (Wit, 2001)
Uma lição de vida

Uma lição de vida

Esse filme eu vi quando estava na faculdade. Foi me apresentado pela professora numa aula interativa. Lançado em 2001, dirigido por Mike Nichols (Quem tem medo de Virginia Woolf?), conta a história de Vivian Bearing, interpretado por Emma Thompson (Razão e Sensibilidade, Segredos do Poder), uma professora universitária competente, porém fria e sem muitas alegrias em sua vida, que descobre possuir câncer de ovário em estágio avançado. Agora ela procura analisar suas reações à doença, o tratamento e os fatos marcantes em sua vida, tendo como coadjuvantes um médico que só pensa nos resultados, um outro médicos ex-aluno de Vivian e uma enfermeira chefe, talvez a unica que a trata com calor humano.
 
4. O Escafandro e a Borboleta (The Diving Bell and the butterfly, 2007)
O Escafandro e a Borboleta

O Escafandro e a Borboleta

Eu diria: Sensacional! Dono de uma abordagem muito interessante e perspicaz, este filme de 2007, conta a história real de Jean-Dominique Bauby, editor da revista Elle, que após sofrer um derrame cerebral (AVC), fica com corpo inteiramente paralisado, podendo somente mexer o olho esquerdo, também conhecido com Sindrome do Encarceiramento. Com ajuda, consegue se comunicar com piscando letras do alfebato. Com 4 indicações ao Oscar, o filme é um colirio aos nossos dois olhos, principalmente a medida que, atraves de movimentos de camera com imensa sensibilidade, faz o telespectador assumir o ponto de vista do proprio personagem, além é claro de passar a analisar com maior frieza e angustia a atitude dos medicos e familiares em relação a ele.
 
5. Coisas belas e sujas (Dirty Pretty Things, 2003)

coisasbelassujas

Dirigido por Stephen Frears (A Rainha, Alta Fidelidade), o filme conta a história um imigrante ilegal, médico, vindo da Nigéria descobre o lado desagradável da vida em Londres, deparando com o tráfico ilegal de órgãos. Um filme que choca por revelar a verdade do mercado negro da saúde, não só na Europa, mas também no mundo. Os protagonistas são Chiwetel Ejiofor (Filhos da Esperança, O Plano Perfeito, Simplesmente Amor) e Audrey Tautou (O Código Da Vinci, O Fabuloso Destino de Amelie Poulain).

6. Mar Adentro (Idem, 2004)

mar_adentro

Dirigido por Alejandro Amenábar (Os Outros), esse filme é simplesmente tocante, um verdadeiro tapa no preconceito. Você é a favor ou contra a Eutanásia? O desafio será saber se sua opinião irá mudar após assistir esse filme. Conta a história real da vida de Ramon Sampedro, espanhol que lutou durante 30 anos a favor da eutanásia e seu direito de morrer. Interpretado brilhantemente por Javier Barden (Onde os fracos não tem vez, Vicky Cristina Barcelona).

7. Oleo de Lorenzo (Lorenzo´s Oil, 1993)

oleodelorenzo

O filme conta a linda e triste história de um garoto é diagnosticado com uma rara doença que lhe dá no máximo 2 anos de vida. Inconformados com esta situação, seus pais passam então a pesquisar sobre a doença, a fim de que eles mesmos possam encontrar algo que possa ajudar o filho. Os protagonistas são Susan Sarandon (Lado a Lado, Tudo acontece em Elizabethtown) e Nick Note (Hulk).

8. Freud alem da alma (Freud, 1956)

freud

Produzido em 1962, mostra parte da vida de Sigmund Freud (1856-1939), o pai da Psicanálise, desde sua gradução em Medicina até o desenvolvimento de suas primeiras teorias psicanalíticas. Em parte, foca no tratamento de uma jovem paciente, no qual formula o Complexo de Édipo. No elenco, Montgomery Clift como Freud e Susannah York como a paciente Cecily Koertner. A direção é do grande John Huston, de filmes como “O Falcão Maltês” (1941) e “O Tesouro de Sierra Madre” (1948). A trilha sonora foi composta por Jerry Goldsmith, que foi indicado ao Oscar pelo trabalho.

9. Tempo de Despertar (Awakenings, 1990)

Dirigido por Penny Marshall (Quero Ser Grande, O Nome do Jogo), o filme conta a história de um médico, interpretado por Robin Williams (Pescador de Ilusoes, Genio Indomavel, Sociedade dos Poetas Mortos) que luta para trazer de volta à vida pacientes afetados pela doença do sono. Quando ele acha uma possível cura para a doença, um dos pacientes, interpretado por Robert De Niro (Touro Indomavel, Mafia ao Divã, Mera Coincidência, Ronin, Cassino, Taxi Driver), acorda depois de passar anos em estado de coma. Baseado em fatos verídicos.
10. Um Estranho no Ninho (One Flew Over the Cuckoo´s Nest, 1975)
Dirigido por Milos Forman (Amadeus, O Povo Contra Lary Flint), o filme conta a história do presidiário Randle McMurphy, interpretado por Jack Nicholson (Melhor é Impossível, O Iluminado, Confissoes de Schmidt, Questão de Honra), que  acreditava que deixaria de trabalhar na prisão fingindo ser louco, mas seus planos são frustrados quando é obrigado a morar em um hospital psiquiátrico. Para tentar animar o local, o rapaz começa a jogar cartas e basquete, o que faz com que ele enfrente a autoritária enfermeira Mildred Ratched. Com talvez a melhor atuação de Jack Nicholson, foi premiado com os oscares de melhor filme, roteiro adaptado, direção, ator e atriz. Um clássico dos anos 70!
Bons filmes!!!
About these ads