10 Filmes sobre Medicina

Dia 18/10 comemorou-se o Dia do Médico! Celebro com muita alegria este dia (por sabidos motivos pessoais).

Nas séries de TV Americana não param de nascer seriados de qualidade, desde o pioneiro E.R., passando por Strong Medicine, Scrubs, e mais recentemente Grey´s Anatomy e Dr. House (tenho todas as temporadas).

No cinema não podia ser diferente. A Sétima arte nos presenteou com belos filmes sobre doença, cura e seus protagonistas. Pra começar, listo abaixo uma lista de 10 filmes abordando o tema. Se gostarem, posto mais depois.

1. Quase Deuses (Something the lord made, 2004)

quase_deuses
Quase Deuses

Filme de 2004, dirigido por Joseph Sargent (O Sequestro do Metrô, Tubarão 4), que conta a história real de Vivien Thomas, interpretado por Mos Def (Uma Saida de Mestre, Rebobine por favor), um negro, marceneiro recem-demitido devido a Grande Depressão, que também acabara por devastar todas suas economias destinadas a faculdade de medicina. Sua vida estaria prestes a mudar após conhecer o Dr. Alfred Bablock, cirurgião chefe da Universidade Johns Hopkins, intrepretado por Alan Rickman (Harry Potter e o Enigma do Principe, Razão e Sensibilidade), que ao notar sua inteligência e criatividade, enquanto trabalhava com faxineiro, o chama para trabalhar junto. Essa parceria fora dos padrões dos anos 30 culminaria numa das maiores descobertas da medicina.

2. Patch Adams – O Amor é Contagioso (Patch Adams, 2001)
Patch Adams - O Amor é Contagioso
Patch Adams - O Amor é Contagioso
Definitivamente está entre meus top10 pessoais. Filme de 1998, dirigido por Tom Shadyac (Todo Poderoso, O Professor Aloprado), conta a história real de Hunter “Patch” Adams, médico norte-americano, famoso por sua metodologia inusitada no tratamento a enfermos (que logo seria de inspiração a toda uma sociedade), fundador do Instituto Gesundheint em 1972. Seu papel foi brilhantemente interpretado por Robin Williams, o qual recebeu a indicação do Globo de Ouro como melho ator em comédia/musical, e o filme como melhor filme em comédia/musical e melhor trilha sonora pelo oscar no mesmo ano. Um filme inspirador!
 
3. Uma lição de vida (Wit, 2001)
Uma lição de vida
Uma lição de vida
Esse filme eu vi quando estava na faculdade. Foi me apresentado pela professora numa aula interativa. Lançado em 2001, dirigido por Mike Nichols (Quem tem medo de Virginia Woolf?), conta a história de Vivian Bearing, interpretado por Emma Thompson (Razão e Sensibilidade, Segredos do Poder), uma professora universitária competente, porém fria e sem muitas alegrias em sua vida, que descobre possuir câncer de ovário em estágio avançado. Agora ela procura analisar suas reações à doença, o tratamento e os fatos marcantes em sua vida, tendo como coadjuvantes um médico que só pensa nos resultados, um outro médicos ex-aluno de Vivian e uma enfermeira chefe, talvez a unica que a trata com calor humano.
 
4. O Escafandro e a Borboleta (The Diving Bell and the butterfly, 2007)
O Escafandro e a Borboleta
O Escafandro e a Borboleta
Eu diria: Sensacional! Dono de uma abordagem muito interessante e perspicaz, este filme de 2007, conta a história real de Jean-Dominique Bauby, editor da revista Elle, que após sofrer um derrame cerebral (AVC), fica com corpo inteiramente paralisado, podendo somente mexer o olho esquerdo, também conhecido com Sindrome do Encarceiramento. Com ajuda, consegue se comunicar com piscando letras do alfebato. Com 4 indicações ao Oscar, o filme é um colirio aos nossos dois olhos, principalmente a medida que, atraves de movimentos de camera com imensa sensibilidade, faz o telespectador assumir o ponto de vista do proprio personagem, além é claro de passar a analisar com maior frieza e angustia a atitude dos medicos e familiares em relação a ele.
 
5. Coisas belas e sujas (Dirty Pretty Things, 2003)

coisasbelassujas

Dirigido por Stephen Frears (A Rainha, Alta Fidelidade), o filme conta a história um imigrante ilegal, médico, vindo da Nigéria descobre o lado desagradável da vida em Londres, deparando com o tráfico ilegal de órgãos. Um filme que choca por revelar a verdade do mercado negro da saúde, não só na Europa, mas também no mundo. Os protagonistas são Chiwetel Ejiofor (Filhos da Esperança, O Plano Perfeito, Simplesmente Amor) e Audrey Tautou (O Código Da Vinci, O Fabuloso Destino de Amelie Poulain).

6. Mar Adentro (Idem, 2004)

mar_adentro

Dirigido por Alejandro Amenábar (Os Outros), esse filme é simplesmente tocante, um verdadeiro tapa no preconceito. Você é a favor ou contra a Eutanásia? O desafio será saber se sua opinião irá mudar após assistir esse filme. Conta a história real da vida de Ramon Sampedro, espanhol que lutou durante 30 anos a favor da eutanásia e seu direito de morrer. Interpretado brilhantemente por Javier Barden (Onde os fracos não tem vez, Vicky Cristina Barcelona).

7. Oleo de Lorenzo (Lorenzo´s Oil, 1993)

oleodelorenzo

O filme conta a linda e triste história de um garoto é diagnosticado com uma rara doença que lhe dá no máximo 2 anos de vida. Inconformados com esta situação, seus pais passam então a pesquisar sobre a doença, a fim de que eles mesmos possam encontrar algo que possa ajudar o filho. Os protagonistas são Susan Sarandon (Lado a Lado, Tudo acontece em Elizabethtown) e Nick Note (Hulk).

8. Freud alem da alma (Freud, 1956)

freud

Produzido em 1962, mostra parte da vida de Sigmund Freud (1856-1939), o pai da Psicanálise, desde sua gradução em Medicina até o desenvolvimento de suas primeiras teorias psicanalíticas. Em parte, foca no tratamento de uma jovem paciente, no qual formula o Complexo de Édipo. No elenco, Montgomery Clift como Freud e Susannah York como a paciente Cecily Koertner. A direção é do grande John Huston, de filmes como “O Falcão Maltês” (1941) e “O Tesouro de Sierra Madre” (1948). A trilha sonora foi composta por Jerry Goldsmith, que foi indicado ao Oscar pelo trabalho.

9. Tempo de Despertar (Awakenings, 1990)

Dirigido por Penny Marshall (Quero Ser Grande, O Nome do Jogo), o filme conta a história de um médico, interpretado por Robin Williams (Pescador de Ilusoes, Genio Indomavel, Sociedade dos Poetas Mortos) que luta para trazer de volta à vida pacientes afetados pela doença do sono. Quando ele acha uma possível cura para a doença, um dos pacientes, interpretado por Robert De Niro (Touro Indomavel, Mafia ao Divã, Mera Coincidência, Ronin, Cassino, Taxi Driver), acorda depois de passar anos em estado de coma. Baseado em fatos verídicos.
10. Um Estranho no Ninho (One Flew Over the Cuckoo´s Nest, 1975)
Dirigido por Milos Forman (Amadeus, O Povo Contra Lary Flint), o filme conta a história do presidiário Randle McMurphy, interpretado por Jack Nicholson (Melhor é Impossível, O Iluminado, Confissoes de Schmidt, Questão de Honra), que  acreditava que deixaria de trabalhar na prisão fingindo ser louco, mas seus planos são frustrados quando é obrigado a morar em um hospital psiquiátrico. Para tentar animar o local, o rapaz começa a jogar cartas e basquete, o que faz com que ele enfrente a autoritária enfermeira Mildred Ratched. Com talvez a melhor atuação de Jack Nicholson, foi premiado com os oscares de melhor filme, roteiro adaptado, direção, ator e atriz. Um clássico dos anos 70!
Bons filmes!!!
About these ads

51 comentários sobre “10 Filmes sobre Medicina

  1. Querido! Primeiro, parabéns pela iniciativa! =)
    Passarei sempre por aqui pra trocarmos figurinhas! haha

    Vamos lá: Eu sou apaixonada por ER! Uma pena estar na última temporada… =/
    Meu vício é tão grande, que não consegui esperar pra ver o final da TV… Baixei a última temporada e passei tardes assistindo!

    E dos filmes que você citou, o que mais gosto é o do “Patch Adams – O Amor é Contagioso”.

    Deveria ter acrescentado ele na minha lista de coisas que me inspiram! =)

    Confissão: deve ser o máximo mergulhar numa piscina de macarrão! haha

    beeeeeeeijos e sucesso!

  2. Oi primo…esse seu blog eu to adorando..pq simplesmente estou assitindo todos os filmes q vc comenta aqui..rs

    Qto as series…adoro todas e as tenho tb..mas, tenho um carinho especial por Grey’s anatomy..gosto mto mesmo..

    e os filmes citados sobre medicina..”Patch Adams” realmente ficará na historia..nao canso de assistir e me identificar com ele.. tb é um filme q me inspira mto!!

    continue postando…to adorando isso aqui…hehehe

    bjaoo…

  3. Primeiramente bom dia!
    São ótimos filmes,vou acrescentar a minha lista e se vc tiver mais alguns ai que mim possa passar por i-mail ficai muito grato.
    abraço e fica com DEUS.

  4. Olá! Sou extremamente apaixonada por medicina,e também amo “Patch Adams- O amor é contagioso”…Além desses filmes,também gosto muito de “Doutores da Alegria”.
    Amei as dicas!
    Beijos

  5. Excelente lista.
    Sugestão: Flatliners (1990) – (Linha Mortal)

    Cinco estudantes de medicina decidem realizar experiências científicas, em si próprios, no intuito de determinar se há algo além da morte.

    Mortos, clinicamente, cada um, a sua vez, passa a vivenciar lembranças traumáticas do passado, antes de serem reanimados por seus colegas.

    Contudo, eles não contavam que, após atravessarem a barreira da morte, algo mais poderia regressar junto com eles.

  6. assisti quase todos da lista, o primeiro
    ‘Quase Deuses’ me expirou a nunca desistir de prestar medicina, ” Patch Adams ” realmente incrivel o melhor é saber q é baseado em fatos reais todos na verdade são bem expiradores e interresantes, adorei este site , se pudar mandar mais dicas eu agradeço- almeida.jessika@gmail.com

  7. Olá gostei muito do seu blog.
    segue uma sugestão de filme sobre médicos Mãos Talentosas: A História de Benjamin Carson É UM FILME MUITO BOM.
    aguardo contato.
    abraços

  8. Ótima lista! Eu amo a medicina.
    Só faltou um filme na sua lista: “The Last King of Scotland.” Um dos mais fascinantes que eu já vi. Apesar de ser uma história baseada em fatos reais (sobre o militar Idi Amin Dada que ditou a Uganda entre 1971 a 1979, após um golpe de Estado), é contada sob a perspectiva de um fictício médico escocês, recém-formado, que se desdobra entre conflitos profissionais e pessoais, enquanto convive com esse intrigante ditador. Vale a pena!

  9. Olá! Primeiramente, parabéns pelo blog! Muito bom mesmo esses filmes.
    Só que eu não consigo achar o “Uma Lição de Vida” para donwload. Tem algum link que possa me indicar? Envie por e-mail, se não puder postar aqui!
    Obrigado e mais uma vez, parabéns pelo blog!

  10. Para quem gosta de filme mais trash tem o filme “A centopéia humana”
    A trama envolve um cirurgião aposentado especializado na separação de gêmeos siameses. No entanto os seus três “pacientes” não estão prestes a serem separados, mas unidos em uma operação horrível. Ele pretende ser a primeira pessoa a ligar as pessoas através do seu sistema gástrico, a sua fantasia doente de criar “a centopéia humana”..

  11. Olá. Onde encontro esses filmes para download? Sou professora de uma faculdade e gostaria de passar alguns desses filmes para os alunos. Eles já fizeram um relatório do Óleo de Lorenzo. Sou Biomédica e ministro aulas de fisiologia para Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Biomedicina, portanto sendo filmes didático e de áreas afins irão contribuir para o entendimento.
    Vou ficar aguardando resposta.
    Obrigada

    1. Se você tem habilidade com um bom buscador de torrent e programa de download de torrent, você consegue sim baixar acredito que quase todos esses filmes. Não tenho mais informações a respeito já que busquei comprá-los. Mas quando opto por baixar um filme, uso o site torrentz.com/i e uso o programa utorrent para baixar. Faça a busca pelo nome original. E a legenda pelo subscene.com ou opensubstitles.org.br

  12. BOM GOSTO …
    PARABÉNS MAS EU TENHO MAIS OITENTA KILOS DE FILMES INTERESSANTES SOBRE MEDICINA … NA MINHA MENTE KKK E O QUE VC ACHA DE DR HOUSE

    1. Eu como médico gosto do Dr. House no sentido de estar familiarizado com todos os termos e jargões médicos. Mas sei que esse tipo de médico e equipe que sabem de todas as doenças raras e todos os procedimentos médicos… eles não existem. Mas o saldo final é bastante prazeroso e divertido.

  13. Olá, amei essa lista, já assisti alguns e vou assistir ainda os que vc recomendou por aqui, o filme ” O Diário de uma motocicleta” Também muito bom! Sobre medicina também!!

  14. Parabéns pelo blog, amo a medicina e também adoro cinema e é muito bom quando se pode juntar as duas coisas. Vou tentar ver os filmes desta lista os quais não havia assistido. Realmente só faltou “Mãos talentosas”. Abraço.

  15. Ótima lista. Sugestão: Mãos que Curam. Escrevi uma pequena sinopse sobre esse filme para o jornal A Relação do projeto que eu participo. Espero que goste do filme.
    “Mãos que Curam
    por Patrícia de A. Aires
    O longa de estreia do diretor Oskar Santos, Mãos que Curam (El Mal Ajeno, Espanha, 2010) conta a história do médico Diego Sanz, vivido por Eduardo Noriega (Ponto de Vista, Preso na Escuridão), atravessando problemas familiares com a esposa e com a filha adolescente e com o trabalho que o tornou insensível ao sofrimento de seus pacientes. Sua rotina de tentar abandonar sua família é quebrada quando Armand (Carlos Leal), o acompanhante de sua paciente Sara, interpretada por Angie Cepeda (Pantaleão e as Visitadoras), o faz jurar que cuidará de Sara durante todos os dias de sua internação. A trama gira em torno das escolhas que ele precisa fazer entre aqueles que ama e aqueles que ele jurou ajudar.
    Produzido por Alejandro Amenábar, (diretor de Preso na Escuridão, Os Outros, Mar Adentro). O filme foi selecionado para o Panorama, tradicional sessão fora de competição, do 60º Festival Internacional de Cinema de Berlim. “

  16. Realmente a lista está boa, mas tamb´em senti falta do grandioso filme Mãos Talentosas, estrelando o ator Cuba Gooding Jr. Parabéns pelo blog.

  17. Não tenho nenhuma relação profissional com a medicina, mas adoro essa temática, principalmente porque os filmes mencionados (os que assisti) enfatizam um lado humano muito esquecido pelos profissionais da área. Como pacientes vivemos muito inseguras e carentes de médicos que escutem e levem em consideração o histórico de seus pacientes.

  18. Os 10 filmes são muito bons, só faltou Mãos Talentosas nesta lista, a biografia de Ben Carson, mas mesmo assim Parabéns !!!

  19. Como faço para baixar o filme ” O amor é contagioso” ? tentei baixar pelo you tube, mas só encontro por metades. me ajudem!!!

  20. Olá, adorei este Post!!! :) Alguns filmes que eu adicionaria na lista, que seria sobre as doenças em si. O Melhor é Impossível com o Jock Nicholson, que mostra bem o que é um paciente com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Outro filme animal é Phoebe in Wonderland (br: A Menina no País das Maravilhas) que mostra a menina com o Síndrome de Tourette e TOC. Jardineiro Fiel que retrata uma Pesquisa de Medicamentos anti-ética. E Awake um filme que mostra o que uma falha na anestesia pode causar.

  21. Amei sua lista. só tinha visto os dois primeiros. sou Técnica em Enfermagem e amo filmes assim, na área da saúde! parabéns, agora vou ver aqui o filme da Emma. bjs!

  22. Poderia acrescentar também “Mãos Talentosas – Ben Carson”, este n
    JAMAIS poderia ter ficado de fora desta lista. Sensacional. Assistam!

  23. Bruno, bom dia!

    Percebi que você ainda responde aos comentários, mesmo a postagem sendo relativamente antiga (2009). Gostaria de alguma dica para adquirir ou baixar os filmes listados.

    Obrigada!

  24. Caro Bruno e demais
    Excelente esta lista, porém, faltam alguns.
    Meu livro de cabeceira acabou de ganhar uma versão filme, muito boa. Claro que o livro supera.
    The Fisician (O Físico).
    Na tradução para o português deveria ter sido O Médico, pois, fisician traduz como tal.
    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s